WIKILEAKS

Uma nova ferramenta da internet pode ajudar as pessoas que querem fazer denúncias, principalmente contra governos, mas têm medo de serem identificadas — a novidade funciona como um Disque Denúncia global. Trata-se do WikiLeaks, um site que garante o anonimato de qualquer internauta que queira divulgar na internet informações confidenciais.
A Wikileaks baseia-se na lógica da Wikipedia, mas esconde a identidade do autor de determinada entrada. Noutro tipo de site, a origem dos documentos e e-mails colocados na Internet pode ser detectada, o que complica a luta contra regimes ditatoriais. A Wikileaks já recebeu mais de um milhão de documentos.
A lógica aberta do serviço levantou questões quanto à autenticidade e credibilidade dos documentos que hospedará. Porém, a Wikileaks responde com o mesmo argumento que sustenta a Wikipedia: a informação falsa ou incorrecta será corrigida por outros utilizadores.
Ainda não é possível pesquisar informações no site, que já recebeu mais de 1,2 milhões de documentos. Mas seus criadores garantem que o conteúdo estará disponível em março deste ano. “Acreditamos que a transparência em atividades governamentais reduz a corrupção, cria governos melhores e democracias mais fortes”, afirma o site.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s