Telescópio Virtual

Até agora, contemplação do céu foi privilégio daqueles que possuem telescópio e paciência para esperar por uma noite clara. As pessoas nas grandes cidades também têm de lidar com o problema do ambiente luminoso das lâmpadas de rua e luzes de construções que encobrem boa parte da luz das estrelas distantes, a “poluição luminosa”.

A Microsoft reuniu algumas das melhores imagens dos telescópios orbitais Hubble, Spitzer e Chandra, além de registros feitos por observatórios terrestres e as teceu de forma a produzir uma abrangente visão  do universo, ao criar o WorldWide Telescope (WWT) um software que permite que o seu computador funcione como um telescópio virtual.

É muito fácil de usar, com alguns cliques você estará pairando sobre o Monte Olimpo, a montanha mais alta conhecida (bem, é tecnicamente um vulcão) no Sistema Solar; mudando a faixa de ondas, vendo os objetos em luz visível, infravermelho, raios-x, ultravioleta ou mesmo raios gama nos permite revelar as estruturas ocultas no universo.Outro recurso do programa são as “Turnês do Universo“, uma espécie de coleção de guias apresentados por astrônomos e professores experientes e renomados.

Há um cliente de desktop (Windows somente) e um cliente web que parece tão bom quanto o cliente de desktop completo.

É como navegar no universo em um tapete mágico. Faz o Google Sky parecer uma simples coleção de fotos.

Tem pontos negativos: consome, em alguns momentos grande quantidade de processamento, travando o computador e exige uma placa de vídeo decente.

http://www.worldwidetelescope.org/webclient/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s